T. REGRESSIVA e a PSICANÁLISE

A REGRESSÃO E A PSICANÁLISE

A Regressão de Memória é uma das técnicas mais poderosa de abordagem ao inconsciente. Ela é usada como ferramenta de pesquisa ou terapia  por muitos profissionais da área. Há bastante tempo fala-se da utilidade dessa técnica.  Freud e Brauer no inicio do uso da hipnose, utilizavam procedimentos regressivos, ao solicitar que seus pacientes voltassem ao evento gerador de seus sintomas.

Freud se notorizou tratando e curando neuroses, com regressões de memória a situações traumáticas recalcadas na infância. Revivenciando nas regressões essas situações, liberava-se o recalque do inconsciente, obtendo-se a cura do paciente, após elaboração analítica. Com sua natureza pouco ou nada religiosa, Freud, não acreditando em reencarnação, não concebia sequer a memória da vida intra-uterina. Modernamente tratamos casos de fobia social ou de sentimentos de inadequação ao meio, com regressão ao passado e, muitas vezes, vamos encontrar na vida intra-uterina do paciente, na rejeição que sentira ao ouvir dos seus pais, durante a sua gestação, discussões sobre abortá-lo ou não, a origem de seus transtornos atuais.  Muitas outras fobias e transtornos mais graves encontram suas origens em vidas anteriores, não somente na infância, como acreditava Freud. Encontramos então nas regressões, a cura para todas as neuroses, por abertura total do inconsciente do paciente, como sonhava Freud fazer um dia. Na regressão  ainda, consegue-se libertar o paciente de determinadas somatizações que tragam dores e muitos outros desconfortos aparentemente inexplicáveis. A regressão de memória vem trazer então à psicanálise criada por Freud, bela ferramenta de evolução, expandindo o seu domínio de análise às múltiplas personalidades vividas pelo paciente e não mais somente à fase infantil da vida atual.

Freud defendeu que a partir do momento em que a pessoa se confronta com um trauma muito forte ela faz uma catarse e através dela encontra a cura para esses sintomas. No fundo, a técnica de regressão não é tão diferente da psicanálise. Só é mais ampla porque entra em outros tempos, possibilitando encontrar as causas para os traumas e solucionando num curto espaço de tempo. Muitos psicanalistas começam a perceber que existe uma realidade atrás dessa técnica. Alguns estão experimentando o método e constatando que há muita semelhança entre o processo psicanalítico e a terapia de regressão. Ambos procuram fazer uma confrontação e mesmo a lembrança de determinadas vivências que podem ser também expressas como fantasias, como coisas simbólicas, podem ser trabalhadas dentro do processo psicanalítico. Só resistem aqueles que não conhecem o método.

A Minha proposta é compreender e utilizar a técnica de Regressão de Memória e Vidas Passadas, dentro de um enfoque psicoterapêutico, tendo como embasamento teórico a Psicanálise. E uma viagem ao conhecimento teórico e psíquico buscando uma ampliação da consciência humana, e da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário