AS PERSONALIDADES MÚLTIPLAS

Segundo a Psiquiatria (ao menos os psiquiatras fortemente influenciados pela Psicanálise) existe uma entidade nosológica chamado "Transtorno da Personalidade Múltipla" que se traduz aqui por “Transtorno Dissociativo de Identidade.” É um transtorno psíquico em que os indivíduos que dele sofrem apresentam aquilo que se costuma designar por personalidades múltiplas. 

Estas pessoas apresentam em contextos específicos estados de personalidade distintos, os quais assumem completamente o controle da situação à revelia dos outros estados de personalidade. 

A Personalidade Múltipla. 

Para este distúrbio dissociativo existem critérios específicos definidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR, 2003), e registro na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID-10, 1993). 

Para Freud (1923/1996), "(...) talvez o segredo dos casos daquilo que é descrito como 'personalidade múltipla' seja que as diferentes identificações apoderam-se sucessivamente da consciência." Ele também, juntamente com Joseph Breuer, apresentou informações que estão em consonância com os critérios diagnósticos atuais da Personalidade Múltipla: 

Num mesmo indivíduo são possíveis vários agrupamentos mentais que podem ficar mais ou menos independentes entre si, sem que um 'nada saiba' do outro, e que podem se alternar entre si em sua emersão à consciência. Casos destes, também ocasionalmente, aparecem de forma espontânea, sendo então descritos como exemplos de 'double consciente' (Freud, 1910 [1909]/1996, p.35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário