T. REGRESSIVA e a PSICANÁLISE

A REGRESSÃO é uma técnica que possui uma metodologia própria, onde criei embasamento nos conceitos da Psicanálise. Têm como objetivo acessar o Pré-consciente e o inconsciente profundo, promovendo a eliminação de sintomas e bloqueios que interferem prejudicialmente na vida do indivíduo, quer sejam eles de origem somática, emocional, energética ou mental, resultantes de conflitos e traumas provenientes de acontecimentos passados. Não está de modo algum associada ao ocultismo, a práticas religiosas, adivinhatórias ou parapsicológicas.


Do ponto de vista psicológico a regressão de memória pode ser vista como uma manifestação do inconsciente, capaz de gerar modificações os comportamentos compulsivos e reações de ansiedade, independente da crença do paciente ou do terapeuta. Alem do efeito terapêutico podemos encontra na regressão de memória uma extraordinária ferramenta de pesquisa do inconsciente, seu uso nos permite levantar dados, que corretamente analisados, poderiam permitir uma abordagem profunda da alma e sua transcendência. Não devemos esquecer, que o voltar à reviver as emoções passadas, com intensa catarse, foi o mecanismo de cura que deu origem à psicanálise, e não o simples estado hipnótico como geralmente pensava-se que fosse.

Embora em psicanálise a palavra regressão refira-se a estados que assemelham-se às fases infantis, o termo é aqui utilizado com o sentido de indução a estados de recordação. Assim, a regressão é a rememoração de fatos e conteúdos psíquicos do próprio paciente. Como método terapêutico, a regressão utiliza ferramentas como o relaxamento profundo, a visualização criativa, visando que o paciente se recorde de eventos ocorridos na infância, na vida intra-uterina e antes do nascimento. Quando as causas são buscadas em outras encarnações, denomina-se Terapia de Vidas Passadas (T.V.P.).


Na Terapia Regressiva o terapeuta atua de forma semelhante à dos primeiros trabalhos de Breuer e Freud, ou seja, com a alteração do estado de consciencia e a sugestão para que determinados acontecimentos sejam recordados, levando o paciente a abrir janelas de seu inconsciente e permitindo que cargas emocionais traumáticas esquecidas venham à tona por meio da catarse.

Freud defendeu que a partir do momento em que a pessoa se confronta com um trauma muito forte ela faz uma catarse e através dela encontra a cura para esses sintomas. No fundo, a técnica de regressão não é tão diferente da psicanálise. Só é mais ampla porque entra em outros tempos, possibilitando encontrar as causas para os traumas e solucionando num curto espaço de tempo. Muitos psicanalistas começam a perceber que existe uma realidade atrás dessa técnica. Alguns estão experimentando o método e constatando que há muita semelhança entre o processo psicanalítico e a terapia de regressão. Ambos procuram fazer uma confrontação e mesmo a lembrança de determinadas vivências que podem ser também expressas como fantasias, como coisas simbólicas, podem ser trabalhadas dentro do processo psicanalítico. Só resistem aqueles que não conhecem o método. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário