REGRESSÃODE MEMÓRIA

Têm como objetivo acessar o inconsciente profundo, promovendo a eliminação de sintomas e bloqueios que interferem prejudicialmente na vida do indivíduo, quer sejam eles de origem somática, emocional, energética ou mental, resultantes de conflitos e traumas provenientes de acontecimentos passados. Não está de modo algum associada ao ocultismo, a práticas religiosas, adivinhatórias ou parapsicológicas.


 Do ponto de vista psicológico a regressão de memória pode ser vista como uma manifestação do inconsciente, capaz de gerar modificações os comportamentos compulsivos e reações de ansiedade, independente da crença do paciente ou do terapeuta. Ninguém precisa acreditar em vidas passadas para obter benefícios com a regressão. Alem do efeito terapêutico podemos encontra na regressão de memória uma extraordinária ferramenta de pesquisa do inconsciente, seu uso nos permite levantar dados, que corretamente analisados, poderiam permitir uma abordagem profunda da alma e sua transcendência. Não devemos esquecer, que o voltar à reviver as emoções passadas, com intensa catarse, foi o mecanismo de cura que deu origem à psicanálise, e não o simples estado hipnótico como geralmente pensava-se que fosse.

A Regressão de Memória de vidas Passadas é um processo, espontâneo ou induzido, que permite ao paciente, através de lembranças e sentimentos, re-lembrar, re-viver e compreender experiências passadas marcantes. no período atual de vida ou em momentos pregressos, que tenham ligação com os problemas psíquicos ou somáticos do momento atual. Estas experiências marcantes estão reprimidas no inconsciente, e os conteúdos podem ser acessados através da utilização de técnicas terapêuticas como a Regressão de Memória e Vidas Passadas.

 A técnica de Regressão de Memória e Vidas Passadas permite ao terapeuta quebrar, com mais facilidade, os mecanismos de resistência, entrar em contato com este conteúdo reprimido, e fazer uma re-ligação significante. Consideramos a Regressão de Memória e Vidas Passadas, uma técnica que permite ao paciente re-viver traumas que foram inconscientemente reprimidos, que podem ter ocorrido no momento atual de vida, na adolescência, na infância, no nascimento ou na vida intra uterina. As vivências de existências passadas são aquelas que não se tem registros durante este momento de vida.

A TR é reconhecida como uma terapia rápida, objetiva e muito eficiente. Isso ocorre porque a regressão nos coloca de frente com a raiz do problema. Com o ritmo alucinante que vivemos nos dias atuais, a maioria das pessoas não quer mais perder tempo e dinheiro com psicoterapias longas e desgastantes.

A técnica de Regressão de Memória de Vidas Passadas permite que o terapeuta chegue a estes traumas mais rápida e diretamente, por ser uma técnica indutiva que utiliza meios para poder quebrar resistências do Consciente e atingir os conteúdos traumáticos inconscientes, provocando uma descarga emocional, possibilitando a re-vivência destes conteúdos. Entendendo nosso passado, podemos viver melhor nosso presente, desfrutando cada momento com equilíbrio, paz e tranqüilidade.


EXISTE ALGUM RISCO NA REGRESSÃO?

Existem muitas vezes falsas informações a respeito da Terapia Regressiva e uma delas é:


1) A pessoa pode ficar presa ao passado?
R:  Não, a pessoa não pode ficar presa ao passado, pois ela não voltou realmente ao passado, ela está no momento presente durante a sessão. O que pode acontecer é do paciente depois da sessão ficar sintonizado com alguma situação vivida no passado, caso o terapeuta for despreparado e não conduzir o paciente adequadamente durante o processo. Quando nos deparamos com determinado tipo de situação, é natural que fiquemos mexidos, isso faz parte do processo terapêutico.

 2) A pessoa pode surtar ou enlouquecer?
A pessoa propensa a determinados tipos de transtorno mental, pode ter problemas com vários tipos de situação que lhe cause aumento de suas emoções, pois a pré-disposição para a loucura e o surto já existe. A regressão não aumentará essa pré-disposição e sim poderá contribuir para melhoria desses sintomas aflorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário